Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ELETROESTIMULADOR TENS PORTÁTIL

•O QUE É: Trata-se de um aparelho portátil e pequeno, transmissor de corrente elétrica, via eletrodos, com dois canais de saída, usado no tratamento de disfunções neuromusculares. É um estimulador transcutâneo aplicado em áreas corporais afetadas pela dor. Segundo o fabricante, a técnica é não invasiva, sem efeitos sistêmicos, não causa dependência e não tem efeitos colaterais indesejáveis. O termo TENS vem do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation e significa  Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea.

•COMO FUNCIONA: O aparelho é alimentado por uma bateria de 9 Volts ou através da rede elétrica domiciliar e funciona com aplicação de corrente elétrica através dos eletrodos colocados na área corporal que irradia a dor. A emissão de corrente elétrica produz um bloqueio da mensagem dolorosa do local para o sistema nervoso central. A intensidade do “choque” usada no tratamento pode ser controlada de acordo com a sensação do paciente, via teclado do aparelho, iniciando-se com níveis mais baixos e aumentando-se cuidadosamente até conseguir os efeitos suportáveis e desejáveis pelo paciente.

TRATAMENTO: A Aplicação da TENS sozinha ou em combinação com outras terapias, alivia dores agudas e crônicas. Segundo o fabricante, pode ser usado no tratamento de dores pós-operatórias; dores cervicais; cervicobraquialgias; dores lombares; ciatalgias; dores de cabeça, face, dentais e de ATM; dores articulares, artrites, bursites, luxações e entorses; dores musculares, contusões, miosites, tendinites e miofaciais; dores de câncer; dores viscerais e abdominais; dores nas Costas e torácicas; dores no coto de amputação e em membros fantasma; dores talâmicas e das lesões medulares; neuropatias e neurites, occipital, pós-herpética, trigeminal, diabética e traumática; distrofias simpático reflexas e causalgias.

Nenhum comentário: